Singela Homenagem a Delcio Carvalho - Um verdadeiro compositor (1939-2013)

Grande sambista que nos deixou perolas como Acreditar, Alvorecer, Esperanças Perdidas, Minha Verdade, Vendaval da Vida, Sonho Meu, Dois Compassos, Mais Um Samba de Amor, Chorei Confesso, Tarja Preta, A Lua E O Conhaque, Velha Cicatriz, Vou, Canto de Amor, É Natal, Meu Lamento Vai, Cansei De Esperar Você, Vida Que a Gente Leva, Sentimento do Povo, Nos Cambates Dessa Vida, Meu Escudo, 
Amor Sem Esperança, Sonho Meu, Razão Prá Cantar, Zomba, Cadê a Festa, O Samba Seguinte, Versos de Canção, Sobrenatural, De Um Amor Em Paz, Nova Era, Sorriso de Criança, Sonho Esquecido

Délcio Carvalho (Campos dos Goytacazes, 9 de março de 1939 - Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2013) foi um cantor e compositor brasileiro, notório por sua parceria de longa data com Dona Ivone Lara.
Dona Ivone o considera “o maior letrista do Brasil”. “Já me chamaram de egoísta porque me pedem música e eu não dou. Eu não dou porque quero que Delcio faça as letras e não que alguém dê pra outro fazer”, ela afirmou na época do show pelos 35 anos de parceria. Hoje, Dona Ivone já não dá mais entrevistas.

Em 2007, Delcio lançara a caixa com três discos Inédito e Eterno, num total de 40 faixas. Foi o último de uma discografia modesta, iniciada em 1979, de apenas cinco títulos. No ano passado, quando saiu o CD-tributo Baú da Dona Ivone, com composições dos últimos quarenta anos guardadas em gavetas, “sobras da parceria”, como classificou Delcio, ele estava presente. “Sempre fui à casa dela quando ela chamava, mas não temos mais aquela produção”, contou. Não parou: passou a compor mais com os amigos Mariozinho Lago e Ivor Lancelloti. Outros parceiros da carreira de Delcio foram Noca da Portela, Wilson das Neves e Cacaso.

Compunha com frequência. Quando sentia algum bloqueio, saía de casa, andava por perto de casa. “Para tudo tem música. Para tudo você tem inspiração”, acreditava. 
Não demonstrava ressentimento por não ter notoriedade fora do mundo do samba, apesar do sucesso popular de suas letras. “Sabe lá o que é ver um bairro inteiro cantando uma música sua no carnaval? Saber que saiu da minha caixola... Isso ninguém paga. Mesmo sendo anônimo, você se revigora por ter feito aquilo, ter propiciado aquilo para aquelas pessoas poderem desabafar daquela maneira. É uma espécie de bálsamo para a sua dor”, declarou em entrevista recente.

A morte de Delcio reuniu uma turma grande de amigos e parceiros, que se concentrou no botequim na entrada do cemitérios para relembrá-lo: Wanderley Monteiro, Nilze Carvalho, Noca da Portela, João Cavalcanti, “O sambista sabe que está sempre perto da morte, porque o samba abraça a morte”, lamentou Mariozinho.Morreu nesta terça-feira, 12, o compositor Delcio Carvalho. Ele estava com 74 anos e tinha câncer há três. Estava internado no Hospital São Lucas, e morreu às 7h30. Delcio havia passado por tratamento e se submetido a uma cirurgia para retirada de tumores no dia 18 de outubro, mas não havia mais possibilidade de cura.



Foto incrível reunindo a fina nata do samba carioca:
Descanse em paz e continue mandando seus versos e poesias ai do céu para nós!

Abs da Família Confraria

Discografia

1979 - Canto de Um Povo (Polydor)
1996 - Afinal (Leblon Records)
2000 - A Lua e o Conhaque (CPC/Umes)
2006 - Profissão Compositor (Selo Olho do Tempo)
2007 - Inédito e Eterno - Roda de Samba (Selo Rádio MEC)
2007 - Inédito e Eterno - Encontros Musicais (Selo Rádio MEC)
2007 - Inédito e Eterno - Acústico (Selo Rádio MEC)

Partituras:

Minha Verdade
Me Esqueça
Novo Encanto
Amor sem Esperança
Era Carnaval
Vou
Por Onde Começar
Tarja Preta
Sorrindo Pra Viver

Homenagem do Confraria a Delcio Carvalho

Na Glória (Raul de Barros) / Acreditar (Ivone Lara e Delcio Carvalho)
Odeon(Ernesto Nazareth)/ Esperanças Perdidas (Delcio Carvalho/Adeilton Alves)

Comentários

Postagens mais visitadas