Dia Nacional do Choro - 23/04/2013


Descontração marca o Dia Nacional do Choro no espaço que representa o ritmo em Brasília

Os alunos da Escola de Choro Raphael Rabello foram selecionados para representar o dia no Clube do Choro
O dia 23 de abril marca o nascimento de um dos principais compositores e instrumentistasbrasileiros de todos os tempos. Nascido no Rio de Janeiro, em 1897, Pixinguinha é conhecido por ter sido um dos principais precursores do choro, um ritmo genuinamente brasileiro. Desde o ano 2000, a data passou a ter comemoração dupla, quando foi sancionada a lei que regulamenta o Dia Nacional do Choro. Nesta terça-feira, a partir das 20h, o Clube do Choro de Brasília preparou uma programação caseira para celebrar o ritmo que embala as noites da casa. 

A comemoração será no formato das antigas rodas de choro, regadas à descontração. Os grupos Confraria Samba Choro, Imagem e Os Seis Companheiros, todos formados por alunos da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, foram selecionados para animar a roda que ocorre na nova área do Clube do Choro, que conta com um café para acomodar o público. No entanto, os chorões que quiserem participar podem levar instrumentos e entrar da roda. 

“A nossa intenção é mostrar a roda de choro tradicional, onde os músicos podem chegar e participar”, explica Henrique Neto, coordenador da Escola de Choro. De acordo com ele, a escolha pela prata da casa durante a celebração é intencional, e tem como objetivo promover a integração dos jovens com a musicalidade. “A juventude nunca teve um trabalho forte ligado ao choro. Queremos mostrar o resultado do trabalho que fazemos na Escola de Choro”, afirma.

O repertório deve variar, passando por mestres como Pixinguinha – principal homenageado da noite -, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim, e chegando até compositores brasilienses da nova geração. 

Para Henrique Neto, a importância do dia vai além da preservação do ritmo. “Como brasileiro, eu acho importante que a gente conheça a nossa cultura. Quando um estrangeiro olha para o Brasil, pensa na música, no samba, no choro e nos poetas daqui. O Dia do Choro enaltece os nossos músicos, é importante que a gente preserve”, destaca.

Além da roda, o Clube do Choro recebe Taís Guerino, cantora goiana que chega ao espaço para lançar o segundo disco da carreira, Voz do coração. Ela se apresenta a partir das 21h, no auditório, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Por lá, ela será acompanhada pelos músicos Fred Valle (bateria), Luiz Chaffin (violão, guitarra e direção musical), Marcelo Maia (baixo), Edilson Morais (percussão) e Henrique Reis (teclados e acordeom).

Quer saber mais sobre a comemoração do Dia Nacional do Choro? Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas