Pepeu Gomes


Pedro Anibal de Oliveria Gomes, o Pepeu Gomes, considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores guitarristas do mundo e o maior da América Latina, aprendeu a tocar violão de ouvido na infância, em Salvador, sua cidade natal.

Aos 11 anos formou sua primeira banda, a "Los Gatos", e em 1966, aos 14 anos, sua primeira banda profissional, "Os Minos", com a qual gravou um compacto simples. Sua banda seguinte, a "The Leif's",acompanhou Gilberto Gil e Caetano Veloso no lendário show de despedida pré-exílio londrino, em julho de 1969.
Pepeu Gomes (Foto: Débora Amorim)Com Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Galvão e Baby Consuelo formou, em 1970, os Novos Baianos, que marcaram época. O disco "Acabou Chorare", gravado pela banda, foi escolhido pela Revista Rolling Stone o melhor de todos os tempos na MPB. Em 1978, Pepeu iniciou sua carreira solo, com o LP instrumental "Geração de Som". No ano seguinte, no LP "Na Terra a mais de Mil", estreou como cantor, além de tocar e fazer arranjos. Durante os anos 80, Pepeu se transformou em um ícone do rock brasileiro, com o lançamento sucessivos hits.
Em 1998, Pepeu comemorou 20 anos de carreira com um CD duplo que reuniu o melhor de sua obra instrumental. Em 1999, lançou seu 13º disco solo, "Meu Coração", com vários de seus sucessos em versões acústica. Pepeu já apresentou-se seis vezes no Festival de Montreaux, tocou nos Rock in Rio I, II e III, no Fre Jazz e já fez inúmeras apresentações no exterior. Sua música mescla Rock, MPB, Baião, Jazz, Choro, Pop, Frevo, Samba, Maracatu e Funk Negro, entre outros ritmos. Uma rica mistura, que vai desde Jacob do Bandolim a Jimi Hendrix. Pepeu Gomes é hoje um alquimista de sons a serviço da moderna música brasileira.
Pepeu Gomes (Foto: Débora Amorim)Com trinta anos de carreira e 37 discos gravados, o multi instrumentista Pepeu Gomes se apresenta no Clube do Choro de Brasília  -  Projeto "Tom Jobim, Maestro Brasileiro" - com um repertório variado, que inclui composições próprias e peças de grandes mestres da nossa música popular. Tocando guitarra, violão e bandolim, ele homenageia Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Ari Barroso, João Gilberto e Tom Jobim, músicos que influenciaram sua formação musical. No repertório próprio estão temas como Malacaxeta, Amazônia, Chicana, Cartagana, Didilhando, Biribinha nos States, Tico Tico no Fubá, Xulipe no Raggae, entre outras.
Pepeu Gomes será acompanhado por seu irmão Jorge Gomes (bateria e percussão), Ricardo Marins (guitarra e violão) e Lancaster Lopes (baixo e baixolão).

Comentários

Postagens mais visitadas